Dicas de maternidade com profissionais da saúde escolhidas pela Bambini Version para tornar a sua experiência com a maternidade ainda mais preciosa.
Queremos tornar a sua visita a Bambini especial e sabemos que a maternidade traz dúvidas e inseguranças que podem fazer você sentir aquele frio na barriga, pensando nisso criamos aqui um espaço para você se informar.
INTRODUÇÃO ALIMENTAR: O TAMANHO DO ESTÔMAGO DO BEBÊ.
Você sabia que o tamanho do estômago do bebê varia de acordo com a idade?
É muito comum os pais terem dificuldade e inseguranças em relação a quantidade de alimento para o bebê. Pois quando se fala de alimentação, os pais querem os filhos bem nutridos e saudáveis!
Mas, precisamos deixar claro que o estômago do bebê varia de acordo com a idade:
1º dia o estômago do bebê é do tamanho de uma cereja (5-7ml)
3º dia o estômago do bebê já é do tamanho de uma noz (22-27ml)
1 semana o estômago é do tamanho de um pêssego (45-60ml)
1º mês o bebê já tem um estômago do tamanho de um ovo grande (80-150ml)
6º mês é do tamanho de um kiwi (~150ml)
1 ano é do tamanho de uma maçã (~250ml)
Sendo assim, quando se fala no processo de introdução alimentar, o foco deve ser na qualidade nutritiva e não a quantidade!
Escolha os alimentos fontes de vitaminas e minerais pois eles geram mais saciedade.
Portanto, não fique preocupado caso a quantidade de alimento seja pequena, é normal que isso ocorra pelo tamanho do estômago do seu bebê.
Com carinho,
Nutricionista Bruna Tonini
CRN3 61624
AMAMENTAÇÃO: O QUE É O COLOSTRO?
Você está nos primeiros dias de amamentação, e percebeu uma coloração diferente no seu leite?! Calma, pode ficar tranquila! Não é motivo para preocupação ❤
Isto nada mais é que o colostro, produzido em torno da vigésima semana de gravidez, e por isso possui uma cor mais amarelada ou transparente. Devido a isso, você já deve ter ouvido falar “ahh mas esse leite está fraco!” Não se engane… muito pelo contrário! Ele está cheio de vitaminas e minerais!
A descida do colostro ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Pode durar de 3 a 5 dias, até ser substituído pelo leite maduro.
O colostro é tão importante, que também é considerado como “a primeira vacina do recém- nascido”. Além de já possuir as calorias necessárias, é super nutritivo e ajuda a fortalecer o sistema imunológico e gastrointestinal do seu bebê!
Curta muito este momento!
Gabriela Mares
CRN3 62713
Nutricionista e Chef da VilaMare - comida saudável e congelada.
A PEGA CORRETA NA AMAMENTAÇÃO: O SEGREDO PARA UMA EXPERIÊNCIA TRANQUILA.
A amamentação é um momento especial de conexão entre mãe e bebê, mas para que ela seja confortável e eficiente, é fundamental garantir a pega correta. Essa técnica simples pode fazer toda a diferença no sucesso da amamentação, tanto para a saúde do bebê quanto para o bem-estar da mãe.
O que é a pega correta?
A pega correta é a forma como o bebê abocanha o seio ao mamar. Para que a sucção seja eficiente, a boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios voltados para fora, cobrindo boa parte da aréola (e não apenas o bico). O queixo do bebê deve tocar a mama, enquanto o nariz fica livre para respirar.
Por que a pega correta é importante?
Quando o bebê faz a pega corretamente, ele consegue extrair o leite de forma eficaz, garantindo sua nutrição e ganho de peso adequados. Além disso, uma pega adequada previne dores, fissuras nos mamilos e outros problemas como a mastite, permitindo que a mãe se sinta mais confortável e confiante para amamentar.
Como alcançar a pega correta?
1. Escolha um local confortável: Certifique-se de estar relaxada e bem apoiada. Um ambiente tranquilo facilita o momento.
2. Posicione o bebê corretamente: O corpo do bebê deve estar voltado para você, com a barriga dele encostada na sua. A cabeça, o tronco e o quadril do bebê devem estar alinhados.
3. Estimule o reflexo de busca: Encoste o bico do peito nos lábios do bebê até que ele abra bem a boca.
4. Aproximar o bebê ao seio: Leve o bebê ao peito (e não o peito ao bebê) e observe se ele abocanha a aréola de forma ampla.
Como saber se a pega está correta?
- Você percebe a sucção ritmada do bebê.
- O bebê parece tranquilo e relaxado durante a mamada.
- Não há dor ou desconforto para você.
O que fazer se houver dificuldades?
Não desista se houver desafios no início. Se sentir dor ou notar que o bebê não está ganhando peso como esperado, busque o auxílio de um profissional de saúde ou consultora de amamentação. Pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença.
Lembre-se: a amamentação é um aprendizado para mãe e bebê. Com paciência e orientação, vocês encontrarão o ritmo ideal para esse momento tão especial.
Dra. Thais Kojima - R2 em Pediatria
CRM 226044